Vacina contra a dengue tem baixa adesão entre crianças e adolescentes em Rio Preto

3 min read
Disponível há cerca de um mês, cobertura da vacina contra a dengue na cidade é de apenas 15% entre crianças e adolescentes. Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/RBS TV
A vacina contra a dengue tem sido pouco procurada pela população que tem entre 10 e 14 anos, em São José do Rio Preto (SP). De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira (17), apenas 15% do público nessa faixa etária recebeu o imunizante na cidade.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Diante da situação, as autoridades de saúde municipal recomendam que os pais e responsáveis levem os menores para se imunizarem.
O município deu início a vacinação contra a dengue no dia 15 de abril, inicialmente para crianças de 10 a 11 anos de idade. Devido a baixa procura, o Ministério da Saúde autorizou que as prefeituras ampliassem a faixa etária de 11 para 14 anos.
A medida foi tomada para aumentar a imunização entre a população e evitar o vencimento das doses que já tinham sido destinadas para os municípios.
Michela Dias Barcelos, gerente de imunização, reforça a importância da vacinação.
“É uma vacina com eficácia global de 80%. Para prevenção de dengue grave chega a 90% a eficácia da vacina. Uma vacina com segurança, nós já estamos usando, não tivemos casos graves. É a possibilidade de a pessoa evitar dengue clínica e principalmente as suas complicações e óbitos. É por isso que a gente ressalta a importância das pessoas estarem sendo vacinadas.”
As doses de vacina contra a dengue seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Rio Preto, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, para o público de 10 a 14 anos. A UBS do Jaguaré/João Paulo II tem horário ampliado até 18h30 e a UBS Solo Sagrado até às 19h.
Os pais e responsáveis não podem se esquecer de levar a carteirinha de vacinação das crianças e adolescentes.
Quase 20 mil casos na cidade
O último boletim epidemiológico da dengue emitido pela pasta, em maio de 2024, apontou que São José do Rio Preto tem cerca de 18 mil casos confirmados de dengue.
“Conforme a gente conseguir ampliar o número de vacinados, essa pessoa não ficando doente, ela deixa de ser também um reservatório do vírus para que outros mosquitos se infectem e transmitam para outras pessoas”, conclui Barcelos.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours