Uefa lança calculadora de pegada de carbono para clubes e federações

3 min read
Confederação europeia espera reduzir emissões de gases do efeito estufa e ajudar clubes e ligas a diminuírem impacto no meio ambiente; ONGs cobram por viagens sustentáveis na Eurocopa A Uefa lançou nesta quarta-feira uma importante ferramenta para a luta contra o aquecimento global. A confederação europeia de futebol criou para os clubes uma calculadora da pegada de carbono (emissões de gases do efeito estufa).
+ Confira a tabela da Liga dos Campeões 2023/24
Champions League: Uefa detalha novo formato, com o fim da fase de grupos
+ Uefa é cobrada por ambientalistas para banir patrocínios de aéreas, que valem R$ 4,8 bilhões
Essa ferramenta, lançada em evento no estádio Emirates, do Arsenal, ajudará os clubes a calcularem as suas emissões de gases do efeito estufa — que provocam o aquecimento global —, em áreas como viagens, produção de bens e materiais, instalações esportivas (estádio e centro de treinamento) e logística.
— A calculadora de pegada de carbono da Uefa consolida a nossa ambição de mostrar que o futebol pode ser parte da solução, no esforço global de reduzir as emissões de carbono — declarou a vice-presidente da confederação, Laura McAllister.
Initial plugin text
A Uefa levou dois anos no desenvolvimento desse sistema, em parceria com mais de 20 outras organizações do futebol europeu, além de consultorias. A confederação tem o objetivo de reduzir suas emissões de carbono em 50% até 2030, e zerá-las até 2040.
— A Uefa reconhece a fragilidade do meio ambiente e a nossa responsabilidade de minimizar nosso impacto, o impacto do futebol europeu. É nosso dever ajudar clubes, ligas e associações nessa mudança, com ferramentas e orientação — afirmou a confederação, em nota.
+ 100 dias para a Eurocopa: possíveis estreantes para ficar de olho
Uefa criou sistema para cálculo da pegada de carbono do futebol europeu
Reprodução / Uefa
+ Viagens, lixo e propaganda: como o futebol contribui para a crise do clima
Eurocopa: ONGs cobram viagens sustentáveis
Faltando 100 dias para a abertura da Eurocopa de 2024, 13 organizações não-governamentais europeias pediram às suas respectivas federações nacionais de futebol a se comprometerem com viagens sustentáveis. É dizer: menos voos e mais outros meios de transporte.
De acordo com essas organizações, o sistema de transporte é responsável por mais de 30% das emissões de gás carbônico (CO2), o principal dos gases de efeito estufa. Sendo que a maior parte é de transporte rodoviário e aviação.
Uefa lança calculadora da pegada de carbono para o futebol europeu
Divulgação / Uefa

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours