Lula anuncia medidas para famílias atingidas pelas enxurradas no RS

Governo definiu a criação de um vale para famílias desabrigadas. Presidente faz terceira visita ao estado desde o começo das chuvas e cheias, há duas semanas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (15), em São Leopoldo (RS), um pacote de ações voltadas para famílias atingidas pelas chuvas e cheias no Rio Grande do Sul.
O governo federal definiu a criação de um auxílio em parcela única para famílias de baixa renda que ficaram desabrigadas.
Lula também decidiu incluir famílias em estado de vulnerabilidade na folha de pagamento do Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo federal.
O presidente faz a terceira visita ao estado em duas semanas. O Rio Grande do Sul enfrenta as consequências das enxurradas, que provocaram prejuízos em mais de 400 dos 497 municípios gaúchos.
As chuvas e cheias de rios mataram pelo menos 149 pessoas, alagaram cidades, destruíram casas e bloquearam rodovias. Porto Alegre e cidades da região metropolitana continuam alagadas.
Desde o início das chuvas e das cheias, há duas semanas, Lula reuniu ministros e fez uma série de anúncios de medidas de socorro ao Rio Grande do Sul, como:
Decreto de calamidade, aprovado pelo Congresso;
Abertura de linhas de crédito para empresas e produtores rurais;
Antecipação do pagamento de benefícios;
Liberação de R$ 5 bilhões para ações emergenciais de ministérios;
Carências no pagamento de financiamentos;
Projeto que suspende pagamento da dívida do RS com a União por três anos.
O governo federal liberou recursos emergenciais, para atendimento imediato das vítimas, e também discute um pacote bilionário para reconstruir a infraestrutura gaúcha. O governo do estado estima esse custo em, pelo menos, R$ 19 bilhões.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours