Vale Tudo: relembre o elenco da novela

5 min read
E confira depoimentos dos artistas sobre a obra para o site Memória Globo “Vale Tudo”
Globo
Muito tem se especulado sobre o remake de Vale Tudo, uma das tramas mais aclamadas pelos noveleiros de todas as gerações, principalmente no que tange à escalação do elenco.
Quem seriam os novos Raquel, Ivan, Maria de Fátima, Heleninha e Odete Roitman? Cada fã tem as suas apostas, porém, em vez de olhar para o futuro, a gente volta ao passado e relembra a obra e o elenco de milhões da novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.
A trama, de 1988, tinha como argumento a sentença “vale a pena ser honesto num país onde todo mundo é desonesto?”
Abordava a inversão de valores no Brasil no final dos anos 1980, tendo como mote central a discussão sobre ética no antagonismo entre mãe e filha: a íntegra Raquel Accioli é o oposto da filha Maria de Fátima, jovem inescrupulosa e com horror à pobreza que, logo nos primeiros capítulos da novela, vende a única propriedade da família, no Paraná, e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro com o objetivo de se tornar modelo.
Vida após viúva Porcina
Raquel (Regina Duarte) era a mocinha de Vale Tudo
Bazílio Calazans/Globo
Regina Duarte interpretou Raquel Accioli, mulher honesta que refaz a vida no Rio vendendo sanduíche na praia e se torna uma empresária de sucesso. Foi a primeira personagem da atriz em uma trama de Gilberto Braga. Raquel veio três anos após Regina dar vida à inesquecível viúva Porcina, de Roque Santeiro.
“Vale Tudo veio e me deu toda a força, no sentido de que eu podia acreditar que tinha muita coisa ainda para fazer depois da viúva Porcina, ou além da viúva Porcina”, contou ela ao site Memória Globo.
Amoral, louca e desregulada
Maria de Fátima (Gloria Pires) deu o golpe na mãe e fugio para o Rio de Janeiro, em Vale Tudo
Acervo/CEDOC
Coube a Gloria Pires o papel da vilã Maria de Fátima, a filha ingrata que engana a mãe para subir na vida. O papel anterior de Gloria Pires tinha sido a protagonista romântica Rosália, da trama de época Direito de Amar.
“Maria de Fátima não era só uma vilã; era uma pessoa amoral, louca, desregulada”, disse Gloria Pires em entrevista ao Memória Globo.
Raquel rasga vestido de noiva de Maria de Fátima
O herói
Ivan, personagem de Antonio Fagundes, em Vale Tudo
Reprodução: Memória Globo
O correto Ivan foi o personagem de Antonio Fagundes. Ele e Raquel se apaixonam, mas o destino os separa e eles só conseguem se unir no final da trama. O papel em Vale Tudo marcou a volta de Fagundes às novelas após um hiato de quatro anos. O trabalho anterior tinha sido na novela Corpo a Corpo.
A vilã-mor da teledramaturgia brasileira
Beatriz Segall, que morreu em 2018, interpretou a vilã-mor da teledramaturgia, Odete Roitman, um personagem que não sai do imaginário do público. A atriz, que já tinha vivido outra vilã escrita por Gilberto Braga, Lourdes Mesquita, de Água Viva (1980), representou com maestria a pérfida Odete e, em depoimento ao Memória Globo falou do presente recebido:
“Sempre me encabulo quando tenho que falar da Odete Roitman, fico com medo de parecer pretensiosa, e tenho certeza de que não sou, mas acho que ninguém na televisão brasileira recebeu um presente tão grande como esse.”
A morte da personagem parou o Brasil e o assassino só foi revelado no último capítulo.
O mistério chega ao fim em Vale Tudo: Leila matou Odete Roitman
Papel social
Heleninha Roitman (Renata Sorrah), de Vale Tudo
Reprodução/ Memória Globo
“Bota um mambo aí, poxa, um mambo bem caliente!” Essa frase, que virou um meme, foi proferida por Heleninha Roitman, a filha de Odete, que sofria com o alcoolismo. A personagem marcou a vida da atriz Renata Sorrah não só no sentido profissional, mas como função social:
“Eu tenho certeza que com esse papel consegui ajudar muitas pessoas. A quantidade de cartas que eu recebia de dependentes de álcool, de dependentes químicos também, que tinham caído a primeira vez, caído a segunda, que estavam tentando… Então, além de fazer uma personagem que eu adorava fazer, eu estava cumprindo a minha função de atriz que é tocar as pessoas, chegar lá.”
Vale Tudo: Heleninha quebra um bar
Banana
Marco Aurelio (Reginaldo Faria) em Vale Tudo
Memória Globo
Reginaldo Faria deu vida ao empresário corrupto Marco Aurélio, que, num gesto polêmico, deu uma banana para o Brasil e fugiu com milhares de dólares.
“Foi um personagem feito numa época em que o país vivia um momento muito crítico. A descrença na liderança política no país era muito intensa. Eu acho que o Gilberto Braga pegou essa essência de pessoas que abandonavam o país. Como o meu personagem, que vai embora, cheio da grana, e dá aquela banana para o Brasil. Ele representava o desejo de muito brasileiro em dar banana não para o país, mas para os nossos líderes”, refletiu o ator.
Vale Tudo: Marco Aurélio dá banana para o Brasil
Veja mais atores do elenco de Vale Tudo
Relembre o elenco de Vale Tudo
Novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères é um marco da teledramaturgia brasileira
Mais do gshow
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours