Região chega a 4 mortes por dengue após óbito em Santo Antônio de Posse, diz estado

3 min read
Vítima foi homem idoso que contraiu dengue no final de fevereiro. As outras três mortes foram registradas em Campinas. Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue
Reprodução/EPTV
A Secretaria Estadual da Saúde (SES-SP) informou nesta segunda-feira (11) a primeira morte por dengue em Santo Antônio de Posse (SP) em 2024. A vítima era um homem idoso que tinha entre 65 e 79 anos e morreu no dia 05 de março. Procurada pelo g1, a prefeitura da cidade não passou detalhes do caso até a publicação desta reportagem.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Com o novo registro, a região de Campinas soma 4 mortes por dengue este ano. Os outros três óbitos foram confirmados na cidade de Campinas (SP), que teve, até o momento, 16.053 casos da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, as três mortes na metrópole também foram em idosos. Veja detalhamento:
Homem, 94 anos: atendido na rede privada e morador da região do Centro de Saúde Integração. Ele apresentou sintomas em 10 de fevereiro e o óbito ocorreu em 15 de fevereiro. O sorotipo não foi identificado no exame.
Mulher, 86 anos: atendida na rede privada e moradora da região do Centro de Saúde DIC III. Ela apresentou sintomas em 11 de fevereiro e o óbito foi em 15 de fevereiro. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.
Mulher, 94 anos: atendida na rede privada e moradora da região do Centro de Saúde Eulina. Ela apresentou sintomas em 30 de janeiro e veio a óbito no dia 12 de fevereiro. A infecção foi pelo sorotipo 1.
Larvas do mosquito transmissor da dengue
Rogério Capela/PMC
Ampliação do atendimento em Posse
Por conta do avanço da dengue, a Prefeitura de Santo Antônio de Posse iniciou na semana passada o atendimento ampliado para casos de dengue em oito unidades de saúde. A cidade tem 65 confirmações da doença. Veja horários:
Postos de saúde (todos os 6): das 8h às 16h
Ambulatório de Especialidades: das 8h às 20h
Pronto Socorro: atendimento 24 horas com médico extra até 22h
Na última sexta-feira (8), a prefeitura da cidade decretou situação de emergência por conta da dengue. “O decreto prevê a aquisição de insumos e materiais, e a autorização do poder público, a ingressar em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente”, explicou o município.
Quando procurar atendimento?
Mesmo que o cenário geral indique que a dengue, em sua ampla maioria, não evolui para a forma grave, especialistas pedem que os moradores não banalizem os sintomas e procurem ajuda médica diante dos menores sinais.
Sintomas da dengue
arte/g1
“A chave é hidratação. Não é meia dúzia de copos. E não hidratar é que vai gerar a gravidade”, explicaou Andrea Von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa).
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours